O Que É Banco De Dados Relacional? Veja Vantagens E Desvantagens!

Quando falamos em banco de dados relacional precisamos ter em mente todos os benefícios que ele nos proporciona. Certamente é uma das formas mais eficazes de armazenamento de dados que possamos utilizar.

Vamos ver em primeiro lugar o que é um bando de dados relacional: Todos os dados são guardados em tabelas e planilhas e todas se relacionam, ou seja, elas são relacionais.

Podemos dizer então que um banco de dados relacional é uma forma organizada e eficiente de armazenas suas mais importantes informações.

Entenda o que é banco de dados!

Esse vídeo do curso e video explica na integra o que é banco de dados e sua evolução durante o tempo.

Caso queira fazer o curso para se aprofundar mais sobre banco de  dados, surgiro que aproveite esse maravilhoso curso grátuito que o grande Professor Gustavo Guanabara o gafanhoto mestre disponibiliza.

O que havia antes dos anos 70?

Os bancos de dados hierárquicos eram os mais comuns naquela época e podemos citar empresas que foram responsáveis pela evolução do setor, como por exemplo, a Oracle e a IBM. Elas criaram os primeiros bancos de dados comerciais, tais como Progress, IBM DB 2, entre outros.

Depois surgiram os bancos de dados de código aberto, como por exemplo o MySQL que é muito popular, etc. Certamente ainda há muito a evoluir, mas estes passos foram extremamente importantes no quesito tecnológico e também de eficácia.

Banco de dados relacional

Quais são as vantagens e desvantagens deste Banco de dados relacional ?

Vantagens

  • No atual mercado competitivo é essencial que possamos ter um banco de dados da forma mais organizada possível e os relacionais permitem uma série de vantagens, tais como:
  • O uso de tabelas para que diferentes tipos de dados que permite uma visão mais clara e eficaz dos dados, portanto, é extremamente importante observar que este banco de dados ajuda e muito na obtenção de relatórios e gráficos para uma melhor compreensão do processo como um todo.
  • O sistema de banco de dados relacional permite que um código possa fazer várias ligações entre dados referentes a mesma pessoa em tabelas distintas, portanto, é muito mais fácil e eficaz.

Desvantagens

  • A maior desvantagem deste sistema é a primeira vez que se cria o banco de dados. Tudo precisa ser muito bem elaborado e cruzado a fim de evitar erros e conflitos de dados mais para frente. O que é recomendado é que um planejamento seja muito bem por uma equipe especializada e os resultados surjam naturalmente.
  • Dependendo do trabalho o banco de dados relacional é essencial, mas em outros uma simples tabela pode resolver, portanto, analise criteriosamente a fim de que você consiga os seus objetivos sem gastar muita energia e tempo.

Como podemos ver o banco de dados relacional foi um passo importante e outros ainda serão dados no futuro. Cabe a todos nós acompanharmos todos estes passos da melhor forma possível e os objetivos serem atingidos.

COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *