Veja A Importância Da Tecnologia Da Informação Na Educação

A Tecnologia da Informação na educação tem cada vez mais um papel importante para educação e outros setores que têm recebido muitos benefícios do setor tecnológico e a cada dia que passa observamos que o mundo está mais aberto a inovações, invenções e novidades.

A tecnologia da informação na educação tem o seu papel primordial na criação de banco de dados, planilhas, software, aplicativos, enfim, são vários os benefícios que o setor recebe de várias fontes.

Vamos analisar alguns pontos nesta matéria a respeito do tema.

A Tecnologia da Informação na educação

Vamos falar da posição do professor na sala de aula. O professor sem dúvidas alguma é a figura central do aprendizado, não importa se aplicativos ou software estão sendo usados naquela escola ou não.

Sem a figura humana o aprendizado fica muito mais difícil, sem sombra de dúvidas.

A tecnologia deve auxiliar e muito o professor e não criar uma total dependência. A criatividade do profissional é essencial neste setor para que a aula flua da melhor forma possível.

O professor é um mediador entre os alunos e a tecnologia. A tecnologia da informação na educação permite que os alunos tenham um feedback mais adequado, portanto, o professor é responsável por escolher a melhor tecnologia de acordo com o ensino apresentado.

Se ele quiser um banco de dados para as provas e exercícios, este profissional deve escolher algo que atenda as suas necessidades naquele momento.

Tecnologia da Informação

Funções da tecnologias na educação

A verdadeira função da tecnologia é facilitar o aprendizado e não deixar os alunos e profissionais 100% dependentes das inovações.

Os alunos podem e devem usar aplicativos e software que facilitem o aprendizado naquele momento. Vamos dar um exemplo: o professor de matemática ensinou uma matéria nova aos alunos.

Ele recomenda que eles façam o download de um aplicativo com exercícios e respostas sobre aquela matéria lecionada, sendo assim, vale a pena ter em mente uma gama de conhecimento tecnológico para que os profissionais da educação possam utilizar.

Sabemos que os alunos podem muito bem colar e copiar textos para os trabalhos escolares, sem se preocupar muito em ler o conteúdo.

Use o conteúdo dos sites para interpretação e resumos, por exemplo, assim os alunos poderão criar o hábito de ler os textos e artigos propostos pelo professor.

Há várias oportunidades para qualquer profissional de ensino, sendo assim, fique atento as novidades do setor.

Participe de congressos, seminários, fale com especialistas, enfim, deixe que sua curiosidade pesquise mais e mais. Deixe que os seus alunos se inspirem na inteligência própria e não da tecnologia.

Se achou importânte, compartilhe!

COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *